Medicina Tradicional Chinesa
Acupuntura
O que é?

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma terapêutica milenar que se baseia na existência de um princípio vitalista, a energia Qi, que envolve todo o Universo e todos os seres. Os diferentes processos de transformação de Qi são a força motriz de todos os processos fisiológicos do nosso organismo. Assim, de acordo com esta terapêutica, o Qi é a expressão máxima da vitalidade do ser humano, sendo a doença o resultado de um desequilíbrio energético interior, e os sinais e os sintomas a única forma de se manifestar, através do organismo. 

Das várias técnicas da MTC (fitoterapia chinesa, acupuntura, ventosaterapia,…), a Acupuntura é a técnica mais conhecida no Ocidente, e consiste na aplicação de finas agulhas em pontos específicos na superfície da pele, de modo a restabelecer o reequilibrio energético interior e eliminar, consequentemente, a doença. 

É uma técnica não dolorosa, não invasiva, segura e sem efeitos colaterais, com obtenção de resultados rápidos e a longo prazo.

Restabelecer o Equilíbrio Energético Interior

O que trata?

A Acupuntura restabelece o equilíbrio energético interior, promovendo a cura tanto de patologias físicas como mentais e emocionais. Depois de efetuado o diagnóstico e identificadas as síndromes energéticas que estão na origem de determinada doença, é delineado um tratamento constituído por sessões de Acupuntura. O número sessões depende da profundidade da patologia e da vitalidade do paciente. 

Poderemos, assim, afirmar que, à partida, a Acupuntura poderá tratar qualquer doença, no entanto, são comuns os tratamentos de: patologias musculo-esqueléticas (lombalgia, ciática, artrites,…), ansiedade, insónia, diarreia e obstipação, depressão, patologias de pele, cefaleias e enxaquecas, sintomas de menopausa, entre outras.

acupuntura-medicina-alternativa
acupuntura-medicina-alternativa