Homeopatia Clássica

Consultas

O que é

Homeopatia

A Homeopatia é um sistema terapêutico fundado pelo médico alemão Dr. Samuel  Hahnemann (1755 – 1843) que se baseia, fundamentalmente, na Lei dos Semelhantes (“Similia Similibus Curentur”), ou seja, o semelhante cura o semelhante. Quer isto dizer que a cura de um paciente somente é alcançada através de medicamentos que, ao terem sido previamente testados em pessoas saudáveis, originaram os mesmos sintomas do paciente em questão.

Príncipios em que se baseia
Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde

É atualmente utilizada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, e baseia-se em três princípios fundamentais:

  1. Força Vital
  2. Lei da Semelhança
  3. Similimum

A Homeopatia reconhece a doença como uma perturbação da Força Vital (padrão energético) do paciente, que se manifesta, através do seu mecanismo de defesa, por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e/ou mentais. Através da Homeopatia, esta Força Vital é estimulada no sentido de eliminar a perturbação e de se reequilibrar tendo, como consequência, o restabelecimento da saúde no paciente.


A Lei da Semelhança tem na sua base o conceito “Similia Similibus Curentur”, ou seja, o semelhante cura o semelhante. Quer isto dizer que, depois do médico homeopata reconhecer o padrão energético da doença, prescreve o medicamento homeopático de padrão energético mais semelhante, originando a neutralização da perturbação da Força Vital.


A Homeopatia Clássica utiliza um único medicamento homeopático de cada vez, o Similimum. Sendo a perturbação da Força Vital variável de pessoa para pessoa, também a seleção do Similimum é efetuada de forma individualizada, tendo por base a totalidade dos sintomas físicos, emocionais e mentais recolhidos na consulta homeopática.

A Consulta Homeopática

Numa consulta de Homeopatia, o diagnóstico não se limita apenas à queixa principal, sendo também avaliados todos os sintomas físicos, emocionais e mentais do paciente, tanto os descritos pelo próprio como os observados pelo médico. 

Perguntas como o estilo de vida do paciente, os hábitos alimentares, preferências e aversões, medos, características psicológicas, estado emocional, padrões de sono, histórico médico pessoal e familiar,… são importantes para o médico homeopata definir o padrão energético da doença e selecionar o Similimum. 

Habitualmente, a primeira consulta tem uma duração de cerca de 1h30 e as consultas de acompanhamento, que poderão ser mensais ou com desfasamento maior, duram cerca de 1h.

O que trata?

A Homeopatia trata o paciente que tem uma doença e não apenas a doença que possui o paciente. Em termos práticos, quer isto dizer que não existem doenças mas apenas doentes. Deste modo, o nome convencional dada a uma doença não é relevante uma vez que, para selecionar o Similimum, o médico homeopata baseia-se apenas nos sintomas do paciente (físicos, emocionais e mentais) recolhidos e observados durante a consulta. 

Poderemos, assim, afirmar que qualquer doença pode, em princípio, ser tratada com a Homeopatia, desde as situações agudas como as constipações, as amigdalites, as otites,… até às mais profundas de origem auto-imune, dependendo o seu tratamento do nível de saúde do paciente. Eis alguns exemplos: ansiedade e ataques de pânico, depressão, infeções urinárias, insónia, colite ulcerosa, obstipação, diarreia, refluxo esofágico, anemias, asma, alergias, cefaleias e enxaquecas, fadiga crónica, fibromialgia, perturbações no ciclo menstrual, menopausa, infertilidade, hiperatividade e dificuldades de aprendizagem, psoríase, entre outras.

Os Medicamentos Homeopáticos

Os medicamentos homeopáticos resultam de sucessivas diluições e dinamizações de substâncias naturais, de origem mineral, vegetal ou animal. Estas doses infinitesimais, ao deixarem ativo o potencial energético de cada uma das substâncias, são as únicas capazes de atuar na Força Vital do paciente. 

Não apresentam qualquer tipo de toxicidade ou de efeitos secundários.