A Homeopatia Clássica no Tratamento de Patologias Graves

Nos dias 24 e 25 de Outubro de 2020, realizou-se o Webinar “A Homeopatia Clássica no Tratamento de Patologias Graves”, organizado pela SPURO em colaboração com a Academia Internacional de Homeopatia Clássica (IACH).

Foi o primeiro evento do género organizado em Portugal, que contou com a presença de 49 participantes, na sua maioria de nacionalidade Portuguesa e Brasileira, e dos palestrantes Dra. Seema Mahesh, Dr. Mahesh Mallappa e Prof. George Vithoulkas.

No primeiro dia, após uma breve saudação realizada pela homeopata Alexandra Luís, da SPURO, a Dra. Seema Mahesh iniciou a sua apresentação abordando a atual situação da Investigação em Homeopatia Clássica e destacando a necessidade de uma maior uniformização e estruturação da tomada dos casos pelos homeopatas, nomeadamente na recolha do histórico clínico dos pacientes (exames laboratoriais, análises clínicas, imagens, vídeos,…), de modo a constituirem evidências aceites pela comunidade médica científica.


O Webinar prosseguiu com o Dr. Mahesh Mallappa, com a apresentação de um caso difícil de orquiepididimite. Ao longo da sua apresentação, o Dr. Mahesh destacou os aspetos mais relevantes na tomada do caso e na sua repertorização, efetuou a análise diferenciada de alguns medicamentos homeopáticos, justificou a prescrição e apresentou o respetivo follo-up, com a cura do paciente.


Após uma pausa para almoço, o Webinar prosseguiu com a Dra. Seema e a sua apresentação sobre o Continuum de uma Teoria Unificada das Doenças. A Dra. Seema referiu que, de acordo com esta teoria, da autoria do Prof. Vithoulkas, o estado de saúde de uma determinada pessoa, em cada momento, é o resultado de todos os sofrimentos e tratamentos até aquele momento, formando as doenças um continuum. Entre várias matérias, referiu, também, que todas as doenças crónicas degenerativas têm um caráter inflamatório subagudo, como resultado de uma inflamação aguda não resolvida, e salientou os aspetos mais relevantes desta teoria em contexto de prática clínica.


No segundo dia, o evento iniciou-se com o momento mais aguardado por todos os participantes… a sessão de perguntas e respostas com o Prof. Vithoulkas, em direto de Alonissos. Após uma saudação calorosa e com a sua forma simples, sábia e envolvente de chegar a todos, o Prof. Vithoulkas respondeu a várias perguntas dos participantes. Entre outros assuntos, falou sobre questões atuais como a pandemia da Covid-19 e as possibilidades da homeopatia na sua prevenção e tratamento, e como chegou à elaboração do seu artigo mais recente sobre o spin dos eletrões, como forma de comprovar o mecanismo de atuação dos medicamentos homeopáticos. Foi um momento emocionante para todos os participantes, numa hora que poderia se alongar por outras tantas.


Após uma breve pausa, a Dra. Seema iniciou a sua apresentação com a explicação dos conceitos básicos da Teoria dos Níveis de Saúde, destacando seguidamente a sua importância na prática clínica de todos os homeopatas e, por último, apresentou quatro casos de Diabetes Mellitus que, embora com diagnósticos médicos iguais, apresentaram tratamentos homeopáticos individualizados, função do nível de saúde dos pacientes.
Seguiu-se a apresentação do Dr. Mahesh com mais 2 casos agudos difíceis de Covid-19 nos quais procurou, como é habitual nas suas apresentações sempre educativas, destacar os aspetos relevantes na tomada dos casos, efetuar a análise diferenciada de medicamentos, apresentar a prescrição, apresentar as complicações de uma medicação errada e o respetivos follow-ups, com a cura dos pacientes.


Por último, a Alexandra Luís fez uma breve apresentação dos cursos online disponibilizados pela IACH, dos cursos que se realizarão em Alonissos, em 2021, dos livros do Prof. Vithoulkas em Português, do Seminário em Lisboa, previsto para Março de 2021, e, no final, disponibilizou-se para o esclarecimento de dúvidas.


Ao longo do evento, foram mostrados vários vídeos da Academia e do Curso E-Learning de Homeopatia Clássica.
Foi um Webinar não só intenso mas igualmente muito enriquecedor, dada a presença de homeopatas experientes, sábios e de coração dedicado à Homeopatia Clássica e à humanidade.